sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Ciclo de Palestras: A história do candomblé - orixás, mitos e ritos

Objetivos:

Pensar a história e cultura afro-brasileira tem se tornado cada vez mais necessário aos profissionais de História e das Ciências Humanas em geral. A proposta do Ciclo de debates “A história do candomblé: orixás, mitos e ritos”, nesse sentido, consiste em situar um pouco da história das crenças africanas no Brasil, atentando especialmente ao Candomblé e realizando uma discussão sobre essa forma de religiosidade no Brasil contemporâneo, desde as formas de vivências, míticas e ritualísticas, até a crescente e histórica perseguição, das qual os adeptos tem sido alvo. Pensar, corpo, transe, possessão, sacrifício, expiação, natureza e hibridismos são algumas das vertentes metodologicamente escolhidas para conhecermos um pouco mais do Candomblé por meio do ciclo de palestras. Além disso, algumas divindades receberão especial atenção, contribuindo para uma melhor compreensão da história do Candomblé no Brasil. São elas: Exú, Yemanjá, Xangô, Oyá, Oxum, Obá, Ogum, Oxossi, Omulu, Nanã, Oxumaré, Ossaim, Ibeji, Iroko, Ifá e Oxalá.

A estrutura do ciclo de debates prevê:
1. Especialistas na área que possam dar um panorama sobre a temática.
2. Alunos pesquisadores apresentando palestras sobre os orixás.
3. Disponibilização de material (artigos, textos, filmes, revistas, imagens e outros), disponibilizados via Moodle. 
4. Realização de debate com os inscritos por meio da utilização dos fóruns de discussão, do Moodle, sendo que haverá a possibilidade dos inscritos interagirem com os palestrantes postando dúvidas e informações.

Os certificados serão emitidos apenas de forma online, logo após o término do evento, constaram nele as atividades, a carga horária e a assinatura da coordenadora. Por tratar-se de um evento extensão não haverá cobrança de atividades, pede-se apenas que se assistam às palestras a fim de assegurar a frequência mínima de 75%. Os comentários nos fóruns são opcionais.

Local de realização: Ambiente Virtual de Aprendizagem da EAD/UEM
Acesso: http://ead.uem.br
Observação: Na conclusão da inscrição o participante receberá uma mensagem no e-mail informado, com os dados de acesso do Ambiente Virtual, sendo que o acesso estará disponível apenas no período da realização do evento.

Coordenadora: Profª Drª Vanda Serafim
Email para contato: gthrr.pr@gmail.com

Forma de pagamento: Boleto Bancário 
Vagas: 500 
Período de Inscrições: 26/10/2015 a 13/11/2015
Taxa de Inscrição: 50,00 

Nenhum comentário:

Postar um comentário