terça-feira, 18 de março de 2014

GTHRR na ANPUH 2014


017. História, Religiões e Religiosidades
Coordenadores: GIZELE ZANOTTO (Doutor(a) - Universidade de Passo Fundo), VITOR OTÁVIO FERNANDES BIASOLI (Doutor(a) - Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo: Este simpósio objetiva discutir questões relacionadas às temáticas das religiões e religiosidades pelos vieses teórico-metodológico e/ou empírico. Neste sentido, salienta a fluidez do campo religioso brasileiro, em suas múltiplas composições, e avalia a atual situação dos vínculos denominacionais em nossa sociedade, a partir da divulgação de estudos sobre o tema. O simpósio pretende ser um espaço de socialização de pesquisas que versem sobre questões relativas ao binômio sagrado/profano, formas de crer e vivenciar as práticas religiosas, sistematizações doutrinárias, organização interinstitucional, interelações de crentes e instituições com a sociedade em geral, bem como as formas de utilização de reflexões sobre práticas religiosas como responsável por alternativas de negociação e preservação de identidades culturais/étnicas.

Justificativa: O simpósio proposto se insere na problemática de ampliação do GT Nacional de História das Religiões e Religiosidades também em nosso estado, assim como proporcionar aos pesquisadores da área um espaço de discussão, atualização e problematização conjunta sobre as formas de perceber, analisar e compreender os fenômenos religiosos no mundo contemporâneo. No bojo da consideração da importância desta instância na vida dos agentes históricos, o Simpósio também vem dar conta de uma temática cada vez mais explorada na academia e que aponta para análises profícuas para o entendimento do contexto sócio-histórico brasileiro e, em especial, rio grandense.

Bibliografia: 
BERGER, Peter Ludwig. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulinas, 1985.
BOURDIEU, Pierre. A dissolução do religioso. In: Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990. p. 119-125.
______ A Economia das Trocas Simbólicas. 5ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2003.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 1. Artes de fazer. 8ª edição. Petrópolis: Vozes, 2002.
HOORNAERT, Eduardo (Org). História da Igreja na América Latina e no Caribe. 1945-1995. O debate metodológico. Petrópolis: Vozes, 1995.
HOUTART, François. Mercado e Religião. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
ISAIA, Artur César. Catolicismo e Autoritarismo no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.
LAGREÉE, Michel. Religião e tecnologia: a benção de Prometeu. Bauru: EDUSC, 2002.
LÖWY, Michael. A guerra dos deuses: Religião e política na América Latina. Petrópolis: Vozes, 2000.
MANOEL, Ivan Aparecido. História, Religião e Religiosidade. Revista Brasileira de História das Religiões, Ano I, no 1, Dossiê Identidades religiosas e história. Disponível em: < http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/index.html>
SANCHIS, Pierre. O campo religioso será ainda hoje o campo das religiões? In: HOORNAERT, Eduardo (Org). História da Igreja na América Latina e no Caribe. 1945-1995. O debate metodológico. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 81-131.
______O campo religioso contemporâneo no Brasil. In: ORO, Ari Pedro. STEIL, Carlos Alberto (Orgs). Globalização e Religião. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 103-115.
SEGALEN, Martine. Ritos e Rituais contemporâneos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.
WEBER, Beatriz Teixeira (Org.) ; ZANOTTO, Gizele (Org.) . Religiões e Religiosidades no Rio Grande do Sul - volume 2: espiritismo e religiões mediúnicas. 1a.. ed. São Paulo/SP: ANPUH, 2013. v. 1.
ZANOTTO, Gizele (Org.) . Religiões e Religiosidades no Rio Grande do Sul (Volume 1). 1. ed. Passo Fundo: PPGH/UPF, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário