Atualizada às 16h38
Agência Efe
O arcebispo de Buenos Aires Jorge Bergoglio adota o nome Francisco I como novo papa
O cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio foi eleito nesta quarta-feira (13/03) o novo papa da Igreja Católica. A partir de hoje, o arcebispo de Buenos Aires adotou o nome de Francisco.
O anúncio foi feito às 16h14 (de Brasília, 20h14 de Roma) pelo cardeal francês Jean-Louis Tauran. A fumaça branca que indicou o consenso entre os 115 cardeiais eleitores, atingido na quinta votação, saiu da chaminé da Capela Sistina às 15h06 (horário de Brasília).
Aos 76 anos, Bergoglio é o primeiro papa latino-americano da história.
Em sua primeira aparição, ele pediu uma oração ao papa emérito Bento XVI, que renunciou no dia 11 de fevereiro.
Na Argentina, Bergoglio é conhecido pela oposição ao kirchnerismo. Apesar de se mostrar preocupado com os mais pobres, ele não é adepto da Teologia da Libertação, corrente que, com base em ideias marxistas, defende que o clero atue prioritariamente servindo os mais pobres.
O novo papa já difundiu diversas declarações contra o aborto e a eutanásia. Além disso, embora ressalte que homossexuais merecem respeito, Bergoglio é contra o casamento gay.
Bergoglio não consta na lista SNAP (sigla para Rede de Sobreviventes Abusados por Padres), organização que acusa doze cardeais de não terem sido rigorosos o suficente em relação a clérigos pedófilos.
Fonte: Opera Mundi
Nenhum comentário:
Postar um comentário