Carta circular 04/2015
Caros
colegas,
Cumprimentando-os
cordialmente, encaminhamos a quarta circular do IV Simpósio do GT História das
Religiões e Religiosidades/ANPUH – Regional Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio
Grande do Sul), para a qual solicitamos auxílio na divulgação.
Nesta
divulgamos a listagem dos simpósios temáticos aprovados, anexo. Também,
informamos que estão abertas as inscrições para os proponentes de trabalhos nos
respectivos simpósios, bem como, para as demais categorias de participantes.
Grande abraço a todos!
Prof.
Dr. Gerson Machado
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Profª
Drª Ilanil Coelho
Prof.
MSc. Wilson de Oliveira Neto
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LISTAGEM
DE SIMPÓSIOS TEMÁTICOS APROVADOS
ST
01 - ARQUIVOS, FONTES ESCRITAS E RELIGIOSIDADES
Proponentes:
Mauro
Dillmann – FURG
Adriane
Piovezan - FIES
Resumo:
Diversos
estudos sobre práticas religiosas e expressões de devoção, institucionais ou
leigas, para diversos períodos históricos, foram realizados a partir de
pesquisas em fontes escritas – manuscritas ou impressas – localizadas em
arquivos públicos, privados ou pessoais. Este Simpósio Temático tem por
objetivo reunir pesquisas que abordem discursos, práticas, expressões,
representações de religiosidade a partir de fontes escritas, enfocando e
problematizando principalmente as relações da pesquisa histórica com os
arquivos, ou tomando o próprio arquivo e/ou os documentos escritos – e seus
discursos – como objeto de análise, a partir dos quais são construídas
problemáticas de pesquisa considerando determinada evidência de religiosidade.
Palavras-chave: Arquivos; fonte
escrita; religiosidade; pesquisa.
ST
02 - CULTURA E RELIGIOSIDADE: PROTESTANTISMOS CONTEMPORÂNEOS
Proponentes: Claiton Ivan
Pommerening - Faculdade Refidim;
Joel
Haroldo Baade - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP
Resumo:
O
ST Cultura e religiosidades: protestantismos contemporâneos constitui-se
em espaço de divulgação e discussão de pesquisas concluídas e em andamento
relacionadas aos protestantismos contemporâneos, especialmente os
pentecostalismos e os luteranismos e suas relações e diálogos com outras
religiosidades, com a sociedade, com a economia e especialmente com a cultura e
o patrimônio cultural material e imaterial. As religiosidades são analisadas
enquanto expressões culturais e sociais, constituindo elemento importante dos
grupos humanos em que ocorrem e cada vez mais devem saber se inserir
socialmente sem polarizações, fundamentalismos ou qualquer dicotomia,
intolerância ou exclusão, levando a uma consensual patrimonialização da fé e de
espaços sagrados. A expressão “protestantismos” é propositalmente empregada no
plural para fazer jus à diversidade que é própria ao protestantismo. Nesse
contexto, tanto o denominado pentecostalismo como o luteranismo não constituem
denominações religiosas únicas e uniformes, mas são expressão de uma
diversidade de denominações e movimentos religiosos, passados e presentes, que
possuem elementos de unidade e também de divergência considerável em muitos
casos. No ST, dar-se-á voz a esta pluralidade do ponto de vista histórico,
antropológico, sociológico, cultural e também teológico com propósito de melhor
compreensão dessas vertentes religiosas à luz do conhecimento interdisciplinar.
Palavras-chave: luteranismo;
pentecostalismo; religiosidades; diálogo religioso.
ST 03 - TEOLOGIA E
SOCIEDADE: O PROTESTANTISMO E A HISTÓRIA
Proponentes: Euler Renato Westphal –
Universidade da Região de Joinville – Univille
Filipe Ferrari – Sociedade Educacional de Santa Catarina -
Unisociesc
Resumo:
Dentro das perspectivas de entendimento da dinâmica das
sociedades, é necessário pensarmos nas mais diversas estruturas, inclusive a
imaterialidade. Esta pode ser observada pelas mais variadas manifestações
materiais nas sociedades. Porém, qual a chave hermenêutica que podemos utilizar
para conhecer o material? Quais os pressupostos imateriais cabíveis em tal
análise? É fundamental a questão pelos pressupostos imateriais da produção de
bens materiais. A memória, como expressão da imaterialidade passa por um
processo complexo de ressignificações, já que segundo Gadamer, todo ser humano
é determinado pela sua história e pelos seus pressupostos, que determinam a
linguagem e a compreensão na comunicação humana, ocasionando assim uma relação
intrínseca entre os processos imateriais e os materiais da cultura. Pensando as
formas visíveis da cultura nos ateremos aos aspectos imateriais desta, sua
visão de mundo e sua visão de vida. Essa discussão é importante na compreensão
dos processos de construção cultural das sociedades, e seus reflexos na
História. Max Weber ajuda a entender essas imbricações na História ao analisar
a questão cultural e suas implicações éticas a partir da tradição protestante
na Europa e nos Estados Unidos. Aqui, percebemos nos fluxos históricos os
entrecruzamentos entre os patrimônios imaterial e material. Na obra de Weber,
vemos que a cultura é fruto de uma teologia. Assim, as abordagens históricas
podem abordar as expressões imateriais da cultura. Porém, o seu conteúdo
espiritual não é chega a ser debatido profundamente, uma vez que a memória da
cultura tange-se às materialidades não considerando de maneira consistente a
memória em sentido mais amplo. Compreendemos que o conceito de memória que Le
Goff apresenta nos ajudará a ampliar a relação desta com a História e também o
entendimento da dimensão teológica de ambas. Pretendemos ver atrás das
dinâmicas dessa cultura quais os referenciais e o mundo simbólico e os sistemas
de símbolos significantes, que geraram as forças para essa concepção de cultura
material e em que medida elas estão presentes na História.
Palavras-chave: Teologia; sociedade; memória;
história.
ST 04 - RELIGIÕES E RELIGIOSIDADES AFRO-BRASILEIRAS:
NARRATIVAS, IDENTIDADES E SUBJETIVIDADES
Proponentes: Gerson Machado – Univille /
Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville
Elaine Cristina Machado – UFSC / Museu Nacional de Imigração
e Colonização (Bolsista UNIEDU).
Resumo:
Este simpósio temático abre espaços para discussões que se
apoiam em aspectos do fenômeno memorial da lembrança, tanto de indivíduos
quanto de grupos, alicerçadas na experiência das religiões e religiosidades
afro-brasileiras. Prioriza-se a ação do presente na construção dessas
lembranças, tendo como fontes as narrativas diversas que organizam o tempo como
marco referencial para a edificação de legitimidades diversas, vinculadas, por
um lado, às autoridades e carismas, necessários à institucionalização das
denominações religiosas e, por outro, às ações de singularização dos sujeitos.
A proposição de tal Simpósio Temático parte do entendimento de que a
historiografia contemporânea considera a importante ação das subjetividades nas
organizações discursivas das identidades religiosas e vice-e-versa, num
contexto em que as fronteiras caracterizam-se não mais pelas demarcações
sólidas e sim pela fluidez e transitoriedades de modelos. Portanto, estes se
reorganizam continuamente ao nível institucional, refletindo a ação criadora
dos sujeitos, sem abrir mão, contudo, do reconhecimento das importantes
intervenções de caráter pedagógico-regulatórias, nos corpos e comportamentos
dos consumidores dessas narrativas.
Palavras-chave: religiões afro-brasileiras;
memória, identidade, subjetividade; patrimônio cultural.
ST 05 - HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E RELIGIOSIDADE
Proponentes: Ilanil Coelho – Universidade da
Região de Joinville - Univille
Álisson Sousa Castro – Fundação Cultural de Brusque
Resumo
A visão antropológica de cultura disseminada a partir da
década de 1980 contribuiu para a novas problematizações de espaços e práticas
ligadas à religiosidade enquanto patrimônio cultural. Neste período, estes
espaços e práticas vem sendo alvo de uma crescente atenção, sendo apropriados e
significados com termos que pretendem legitimar e enfrentar a lógica moderna de
superação do antigo pelo novo. Estas práticas, recorrentemente definidas como
tradicionais, muito embora objeto do desejo de resgate por parte de sujeitos e
grupos, tendem a ser reiteradas de acordo com as contingências contemporâneas,
resultando deste processo questões que colocam em xeque o reconhecimento de
bens culturais. Qual a implicação da espetacularização das/nas práticas
tradicionais? De que forma o processo de secularização impacta nas práticas
religiosas imbricadas no patrimônio cultural? Se os bens de natureza material e
imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à
identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade
brasileira constituem patrimônio cultural brasileiro e as contingências
contemporâneas impactam em seu relacionamento com os bens, quais seriam os
danos e possibilidades provocados pelo processo de secularização e
espetacularização? O simpósio tem como objetivo debater com pesquisadores que
estejam investigando as relações entre patrimônio cultural e religiosidade em
uma perspectiva histórica e contemporânea.
Palavras-chave: Patrimônio; memória;
religiosidade, espetáculo, tradição.
ST 06 - ALTERIDADES EM NARRATIVA: RELIGIÕES, CULTURA E
COMUNICAÇÃO
Proponentes: Karina Kosicki Bellotti –
Universidade Federal do Paraná / UFPR
Júlia Julia Rany Campos Uzun –Unicamp
Resumo:
Este Simpósio Temático contempla pesquisas que atentem para
as relações entre identidades/alteridades, narrativas e comunicação. Partimos
da História Cultural das Religiões como a abordagem das religiões e religiosidades
a partir de conceitos concebidos no campo da História Cultural – em especial a
relação entre representações, linguagens, identidades e alteridades na
constituição das crenças e práticas religiosas, dentro e fora do âmbito de
instituições religiosas, sem nos prendermos às análises denominacionais, mas às
formas como determinados grupos leem e decodificam seus Outros. A abordagem
escolhida analisa a confluência de diversos aspectos sociais, como o gênero, a
nacionalidade, o binômio raça-etnia e a classe na construção das alteridades e
identidades religiosas e historicizá-las, dialogando com os estudos
interdisciplinares sobre Religião, Mídia e Cultura no que tange à mediatização
da religião como elemento constituinte de identidades e de alteridades, no
reforço de sentimentos e símbolos de pertença, na construção de discursos e
representações do “Nós” em relação aos “Outros”, além da circulação de símbolos
religiosos em contextos não institucionais – como na imprensa secular, no
universo do entretenimento, no mercado religioso e secular. Mesmo em contextos
históricos anteriores ao advento dos meios de comunicação modernos é possível
abordar como narrativas religiosas são apresentadas para legitimar identidades,
estabelecer fronteiras de comunidades religiosas e definir imaginários que
levam à atuação social. Dentre exemplos de trabalhos que buscamos congregar em
nosso simpósio estão: pesquisas sobre uso dos mais variados meios de
comunicação por grupos religiosos (culturas impressas, visuais, audiovisuais,
digitais) para instrução e para propaganda; articulação de símbolos e discursos
religiosos em meios de comunicação seculares; além de construção de identidades
de gênero, de etnia, de raça, de classe, de geração e de nacionalidade a partir
de narrativas e imaginários religiosos, em diferentes recortes temporais.
Palavras-chave: Religiões; Comunicação;
Alteridades; Identidades; Narrativas.
ST 07 - RELIGIÕES E RELIGIOSIDADES ORIENTAIS: REPRESENTAÇÕES,
PRÁTICAS E CONFLUÊNCIAS
Proponentes: Richard Gonçalves André –
Universidade Estadual de Londrina/UEL
Resumo:
O simpósio temático em questão tem por objetivo congregar
pesquisadores de diferentes áreas e níveis acadêmicos que, utilizando de aportes
teórico-metodológicos e fontes variadas, reflitam sobre as religiões e as
religiosidades orientais, como as variadas formas do Budismo, Hinduísmo,
Bramanismo, Confucionismo, Xintoísmo, Taoísmo, bem como dos novos movimentos
religiosos que têm emergido nos últimos séculos, entre outras possibilidades.
Tratam-se não apenas de representações e práticas de caráter sagrado
construídas no interior de contextos históricos específicos, mas de repertórios
religiosos que, num processo dinâmico que pode envolver conflitos e
negociações, migram potencialmente para diferentes espaços e tempos, como o
próprio Brasil. Esse trânsito remete, ao longo da história, a possíveis
reconstruções e ressignificações desses fenômenos no interior de distintas
sociedades, como é o caso de certos ramos do Budismo entre imigrantes e
descendentes de japoneses em território brasileiro, que passaram a desenvolver
práticas inexistentes no próprio Japão, o que constitui indício significativo
no tocante à dinamicidade das religiões e religiosidades.
Palavras-chave: Religiões; Religiosidades;
Oriente.
ST 08 - RISO E HUMOR NAS
NARRATIVAS BÍBLICAS DO JUDAÍSMO E CRISTIANISMO
Proponentes: Salma Ferraz de Azevedo de
Oliveira (UFSC)
Antonio Carlos Melo Magalhães (UEPB)
Resumo:
O Riso e o Humor nas Narrativas Bíblicas do Judaísmo e do
Cristianismo e sua interface com a literatura Judaísmo e Cristianismo nascem e
se expandem em forma literária, conhecendo diferentes estilos, temas,
narrativas, negando, assim, a ideia de que religião vive somente em torno de
doutrinas e dogmas. A existência da religião em forma literária significa
também a existência de uma literatura em formas teológicas de grande
criatividade e heterodoxia, sendo uma de suas expressões o riso e o humor. Os
deuses riem e as tradições fizeram do riso e do humor dois dos seus mais
importantes artifícios e recursos, e isso com consequências profundas para a
forma como a divindade é interpretada pelos seus seguidores. Não somente os
deuses riem, mas seus seguidores riem deles e riem de si mesmos, escrevendo,
dessa forma, páginas muitas vezes esquecidas pela crítica literária e pelos
estudos da religião. A proposta do simpósio é reunir trabalhos que tratem desse
tema tão presente nas narrativas e ainda tão pouco contemplado pela crítica
literária e pelos estudos da religião. O riso e o humor não são somente fugas,
mas são formas de constituir uma visão de mundo, de concepção da divindade e da
própria fé, lembrando que, muitas vezes, só os que riem são capazes de produzir
a revolução e imaginar mundos novos. Este pode ser um dos motivos para que as
tradições acolham e cultivem o humor, para que possam preservar pedagogias que
as transformem e que as façam sair de seus sedentarismos autoritários. O riso
aparece muito frequentemente no texto literário associado a uma função didática
e crítica, cumprindo a célebre máxima latina: “Ridendo castigat mores” (É com o
riso que se corrigem os costumes).
Palavras-chave: Teologia; Literatura;
Judaismo; Cristianismo; humor
ST 09 - PATRIMÔNIO IMATERIAL, RELIGIOSIDADE E CULTURA
POPULAR: TENSÕES
Proponentes: Sérgio Luiz Ferreira – UFSC
Resumo:
O presente Seminário Temático pretende reunir pesquisadores
para discutir as relações entre patrimônio imaterial, tombamento de patrimônio
cultural e as manifestações da religiosidade e da cultura popular bem como as
tensões existentes entre Estado, comunidades e hierarquias religiosas. A legislação
sobre patrimônio imaterial é relativamente recente. No Brasil a Constituição
Federal de 1988 em seu artigo 216 estabelece que “constituem patrimônio
cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial.” O Brasil foi um
dos primeiros países a instituir o Registro de Bens Culturais de Natureza
Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro, através do Decreto
Presidencial nº 3.551/2000. A Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial foi
adotada pelos países membros da UNESCO através da Convenção para a
Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, adotada em Paris, em 17 de
outubro de 2003, e assinada em 3 de novembro de 2003. Em 12 de abril de 2006, o
Decreto federal 5.753/2006 promulgou a Convenção para a Salvaguarda do
Patrimônio Cultural Imaterial, adotada em Paris. A partir do decreto
presidencial, os estados da federação foram estabelecendo as suas legislações.
Santa Catarina o fez através do Decreto No 2.504, de 29 de setembro de 2004, e
o Rio Grande do Sul estabeleceu legislação sobre o patrimônio imaterial através
da lei nº 13.678/2011. Em decorrência dos decretos federal e estadual que
protegem e tombam o Patrimônio Cultural Imaterial, os municípios também criaram
leis para registros dos bens imateriais. Sendo a legislação sobre registro de
patrimônio imaterial e intangível relativamente recente, poucas manifestações
foram registradas até a presente data no Brasil. Todas as manifestações
registradas no livro das celebrações são expressões da religiosidade popular.
Este fato nos alerta para a necessidade de refletir sobre essas relações,
sobretudo pelo fato de que as hierarquias religiosas há alguns séculos tentam
“enquadrar”, “purificar” e “ajustar” a religiosidade popular à ortodoxia
eclesiástica. As dinâmicas da religiosidade e da cultura popular muitas vezes
acabam confrontando e gerando tensões com as hierarquias religiosas. Da mesma
forma, essas dinâmicas acabam tornando essas manifestações fluidas e difíceis
de serem enquadradas e registradas pelo poder público. É urgente refletir e
teorizar sobre essas relações entre patrimônio imaterial, religiosidade popular
e cultura popular e as tensões que acabam ocorrendo com as hierarquias
eclesiásticas e o poder público, sobretudo nas ações de salvaguarda e registro
dos bens de natureza cultural imaterial e intangível.
Palavras-chave: Patrimônio Imaterial;
Religiosidade Popular; Cultura Popular; Estado; Hierarquia
ST 10 - CRENÇAS, DISCURSOS E PRÁTICAS RELIGIOSAS
Proponentes:. Solange Ramos de Andrade –
PPH/UEM
Vanda Fortuna Serafim – PPH/UEM
Resumo:
Este ST tem como principal objetivo analisar das diversas
manifestações religiosas, buscando refletir acerca de suas relações com os
discursos que as compõem e dos processos nos quais os diversos grupos
religiosos produzem e/ou reproduzem seus discursos e normalizam suas práticas
em diferentes espaços - religiosos ou não. Atentar às crenças religiosas exige
um aparato conceitual, teórico e metodológico que permita lidar as inerências e
singularidades de cada objeto. Nesse sentindo, o ST preza pelo diálogo
transdisciplinar com o intuito de contemplar os diversos enfoques que se lançam
sobre os discursos e/ou práticas religiosas, não apenas da religião e seus
desdobramentos, mas da experiência religiosa como construção de conhecimento
enquanto a religião se apresenta como ordem do mundo.
Palavras-chave: Crenças; Discursos,
Práticas; Religiosidades; Transdisciplinaridade.
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