terça-feira, 19 de agosto de 2014

I Jornada Nacional de História Antiga e Medieval e IV Encontro Nacional de Estudos Egiptológicos: Religião e Religiosidade

http://pitangui.uepg.br/eventos/JNHAM/apresentacao.php


I Jornada Nacional de História Antiga e Medieval da Universidade Estadual de Ponta Grossa, cujo tema é “Religião e Religiosidade”, foi criada para fomentar o desenvolvimento destas áreas da História, visto o crescente interesse de acadêmicos e professores nestes campos de pesquisa. Ao mesmo tempo, busca-se integrar a UEPG como um futuro centro de produção permanente do conhecimento em História Antiga e Medieval uma vez que outras universidades do Estado do Paraná mantêm pesquisas e realizam, com certa regularidade, eventos relacionados à Antiguidade e o Medievo. Fomentar os debates atuais em torno dos estudos da religião e da religiosidade a partir da reunião de diversos pesquisadores de renome nacional e internacional certamente contribuirá para o avanço na área das pesquisas. A programação da Jornada incluirá pesquisadores de diversas sociedades da Antiguidade (Mesopotâmia, Egito, Grécia, Roma e China), e do Medievo, destacando a interdisciplinaridade entre as áreas de História, Arqueologia, Letras e Artes, visto a formação plural dos convidados.
O IV Encontro Nacional de Estudos Egiptológicos: Religião e Religiosidade objetiva dar continuidade às propostas geradas em suas três edições anteriores e promover o debate acadêmico sobre a questão da religião e a sociedade nos três períodos históricos do Egito na Antiguidade: o faraônico, o helenístico e o romano, a partir de fontes textuais, epigráficas, papirológicas, iconográficas e arqueológicas. Tais documentos encontram-se presentes, em geral, nos monumentos do antigo Egito, testemunhos de uma sociedade ímpar não somente no contexto das civilizações da Antiguidade, bem como em permanências que ainda influenciam nossos dias. É inquestionável a profunda relevância dos estudos da Egiptologia no contexto das ciências humanas, com destaque para a História, a Arqueologia, a Antropologia e a Sociologia, sendo certo que o Brasil vem se tornando um reconhecido centro de pesquisadores e professores universitários profundamente comprometidos com o desenvolvimento e a cristalização dos estudos egiptológicos, visando enriquecer a produção intelectual, sobretudo historiográfica, da Academia brasileira. Entretanto, é fato que o espaço que a Egiptologia hoje ocupa nas universidades é reduzido, e mais ainda em se tratando dos ensinos fundamental e médio. Este evento propõe reunir pesquisadores da Egiptologia do Brasil, destacando-se do Rio de Janeiro, do Paraná, de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Sua meta é consolidar a Egiptologia como disciplina essencial à Academia, mas também à toda sociedade brasileira, difundindo junto aos professores e alunos dos ensinos fundamental e médio, e sobretudo aos estudantes universitários, a importância do estudo do Egito Antigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário