segunda-feira, 28 de março de 2011

GTHRR/RS e MHR

O GTHRR/RS e o NEMEC também estão articulados na organização da mostra 1a.Memória Imaterial: Religiosidades que está sendo organizada pelo Museu Histórico Regional (MHR) de Passo Fundo. A mostra será aberta ao público em 19 de abril e contará com uma atividade de relato sobre as religiões e religiosidades no município e a concomitante coleta de objetos doados pelos representantes de denominações e grupos convidados para o evento. Parte do Grupo de Pesquisa Religiões e Religiosidades: Possibilidades de Pesquisa, coordenado pela profa. Gizele Zanotto e integrado por graduandos e mestrandos da UPF, atualmente dedica-se ao tema Religiões e Religiosidades em Passo Fundo e auxiliará na elaboração da mostra e do encontro Memórias de Religiosidades, que acontecerá no dia 02 de maio.

ATIVIDADES DO GTHRR/RS EM PASSO FUNDO

Integrando as atividades desenvolvidas pelo GTHRR/RS na Universidade de Passo Fundo (UPF) está sendo desenvolvida a disciplina História, Religião e Religiosidade no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), que é ministrada pela prof. Gizele Zanotto. A disciplina, ofertada anualmente, no primeiro semestre letivo) está articulada a Linha de Pesquisa Política e Cultura do PPGH e também às atividades do Núcleo de Estudos de Memória e Cultura (NEMEC), integrado pela professora.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA UPF (www.ppgh.upf.br)

DISCIPLINA - História, Religião e Religiosidade

EMENTA - Estuda a gênese e as transformações do campo religioso contemporâneo. Avalia a utilização teórico-metodológica dedicada ao tema das religiões e religiosidades no âmbito historiográfico. Analisa, a partir de uma perspectiva fenomenológica, contextos e realidades marcados por crenças religiosas, bem sua importância social para os agentes sócio-históricos. Salienta a fluidez do campo religioso brasileiro, em suas múltiplas composições, e avalia a atual situação dos vínculos denominacionais em nossa sociedade.

Leituras pras reuniões seguintes

GTHRR/RS


11 de junho - Sede da ANPUH/Porto Alegre

A SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO

BERGER, Peter Ludwig. Religião e construção do mundo. Religião e manutenção do mundo. In: O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulinas, 1985. p. 15-64.

01 de outubro – Passo Fundo -

RELIGIÕES E RELIGIOSIDADES

MANOEL, Ivan Aparecido. História, Religião e Religiosidade. Revista Brasileira de História das Religiões - Dossiê Identidades Religiosas e História, Ano I, no. 1, p. 18-32, maio de 2008.

RELIGIÃO COMO SISTEMA – CULTURAL/SIMBÓLICO

CARVALHO, José Jorge de. A religião como sistema simbólico. Uma atualização teórica. Série Antropologia. Brasília, 2000. Disponível em:

Dezembro – POA(a definir)

CAMPO RELIGIOSO

BOURDIEU, Pierre. Gênese e estrutura do campo religioso. In: A Economia das Trocas Simbólicas. 5ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2003. P. 27-78 BOURDIEU, Pierre. A dissolução do religioso. In: Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990. p. 119-125.

quinta-feira, 24 de março de 2011

REVISTA TEMPOS ACADÊMICOS

Dossiê HISTÓRIA E RELIGIÃO da REVISTA TEMPOS ACADÊMICOS
http://periodicos.unesc.net/index.php/historia
Curso de História – Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).
Envio de textos até 11 de julho de 2011
Normas no site.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Simpósio da ABHR

A quem interessar o link do evento sobre História das Religiões, pelo o que eu olhei na propostas vai ser muito bom, estão bem interessantes os GT's e conferências http://www.simposios.abhr.nom.br/

segunda-feira, 14 de março de 2011

GTHRR-RS na SNH 2011

A coordenadora do GTHRR-RS Profª Dra. Gizele Zanotto, da UPF, em parceria com o Prof. Rodrigo Coppe Caldeira da PUC-Minas, coordenam durante a ANPUH nacional o ST Aspectos do Tradicionalismo Católico Brasileiro que será realizado em julho de 2011. Abaixo um resumo da proposta.

018. Aspectos do tradicionalismo católico brasileiro
Resumo: Este simpósio objetiva discutir questões relacionadas ao denominado tradicionalismo católico pelos vieses teórico-metodológico e/ou empírico. Neste sentido, salientamos a fluidez do campo católico brasileiro, em suas múltiplas composições, e avaliamos a importância do conservadorismo católico na configuração teológica, prática, ritual e litúrgica impressa na atuação de grupos, movimentos, ordens, etc., difusas em todas as bases da Igreja Católica Apostólica Romana e mesmo para além desta. O simpósio pretende ser um espaço de socialização de pesquisas que versem sobre questões relativas ao binômio sagrado/profano, formas de crer e vivenciar as práticas religiosas ditas tradicionais, sistematizações doutrinárias conservadoras, organização interinstitucional, interelações de crentes e instituições com a sociedade em geral, bem como as formas de utilização de reflexões sobre práticas religiosas tradicionais como responsável por alternativas de negociação e preservação de identidades culturais e religiosas específicas.
Justificativa: O simpósio proposto visa proporcionar aos pesquisadores da área um espaço de discussão, atualização e problematização conjunta sobre as formas de perceber, analisar e compreender os fenômenos religiosos, em especial, do tradicionalismo católico. No bojo da consideração da importância desta instância na vida dos agentes históricos, o Simpósio também vem dar conta de uma temática cada vez mais explorada na academia e que aponta para análises profícuas para o entendimento do contexto sócio-histórico brasileiro pretérito e também contemporâneo.


O prazo de inscrição de comunicadores vai de 01 de janeiro a 21 de março, pelo site do evento - http://www.snh2011.anpuh.org/
Lembramos que a inscrição demanda o envio do artigo integral, mas que o mesmo poderá sofrer revisão em junho, conforme informado pela organização.
Contamos com sua participação!!!!

Minicurso no XXVI Simpósio Nacional de História da ANPUH

A pedido da Profa. Dra. Patrícia Carla de Melo Martins da UNESP/Franca-SP / FAECA- Monte Aprazível-SP

Estamos divulgando o minicurso que está sendo oferecido no XXVI Simpósio Nacional de História da ANPUH que se realizará de 17 a 22 de julho de 2011 na Universidade de São Paulo (USP).


HISTÓRIA DAS RELIGIÕES NO BRASIL

EMENENTA

A manifestação e desenvolvimento das religiões vista como um fenômeno vinculado à organização social, política, econômica, cultural e artística do ser humano onde quer que se encontre, torna-se um objeto da abordagem Histórica. A religião é um campo específico que apresenta práticas e representações próprias, circunscrita em ritos acompanhados de dogmas e doutrinas, que segue a produção de uma dada realidade intelectual e material, e que cerceiam as concepções do sagrado e do profano, disposta nas formas do existir individual e coletivo. As práticas e as representações religiosas, configuram um princípio filosófico-teológico, circunscrito no campo simbólico da natureza humana. Como um saber histórico, é necessário a avaliação sobre os métodos de pesquisa aplicados sobre a religião. Esse método recai no levantamento e aplicação de um referencial teórico-metodológico sobre as fontes. Ambos, métodos e fontes, configuram e ao mesmo tempo constroem a religião enquanto objeto de pesquisa do historiador. Tipo de abordagem que questiona a eficácia da pesquisa acadêmica para a produção de um conhecimento acerca da História da Religião no Brasil.


PROGRAMA

I. Aspectos teórico-metodológicos da religião como objeto de estudo da História

II. Politeísmo

III. Teocentrismo

quarta-feira, 9 de março de 2011

Edição número 09 da Revista Brasileira de História das Religiões

É com imensa satisfação que informamos que está o no ar a Edição 09 da RBHR.

A Revista Brasileira de História das Religiões tem a satisfação de iniciar 2011 com um Dossiê dedicado ao tema Questões teórico-metodológicas no estudo das religiões e religiosidades. Este volume alguns recolhe os trabalhos apresentados no III Encontro do GT Nacional de História das Religiões e das Religiosidades, ocorrido entre os dias 20 e 22 de outubro de 2010, na Universidade Federal de Santa Catarina.

Além dos textos inéditos dos coordenadores de Simpósios, contamos com duas resenhas e no link Publicações, estão os Anais do III Encontro, com textos completos de alguns dos trabalhos apresentados e enviados à Comissão Organizadora em tempo hábil.

Segue o link para acesso

http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/index.html

Reunião de fundação do GTHRR-RS

Neste sábado, 05 de março, na sede da ANPUH-RS, reuniram-se Gizele Zanotto, Marta Borin, Anna Paula Boneberg Nascimento dos Santos, Gabriel Brasil, Hendrix A. A. Silveira, Raphael Martins de Mello e Marcos Antonio dos Santos para deliberar sobre os pontos de pauta encaminhados quando da chamada para a reunião.

> organização da secretaria do GTHRR/RS e criação do GT junto à ANPUH/RS (ata da fundação) - realizada a fundação com a seguinte composição: Gizele Zanotto (coordenador), Marta Rosa Borin (vice coordenador); Gabriel de Paula Brasil (secretário) e Anna Paula B. Nascimento dos Santos (secretária) - eleições bianuais

> representações regionais para ser contato de referência em cada região, agregar informações de publicações, defesas de trabalhos, eventos, etc. e repassar aos demais via Grupo Google. Por enquanto os contantos regionais são:

  • Passo Fundo - Gizele Zanotto
  • Caxias do Sul - Cristiane Fortes Lia
  • Porto Alegre e Região Metropolitana - Liziane Zimmer
  • Santa Maria - Marta Borin
  • Rio Grande - Dario Lima

> projeção da agenda de encontros do GTHRR/RS - próximos encontros definidos para 11 de junho na sede da ANPUH em POA (reunião administrativa e discussão de textos - a definir); 01 de outubro em Passo Fundo, visto o evento internacional que estará sendo realizado de 28 a 30 de setembro (reunião administrativa e discussão de textos - a definir); dezembro (data a definir)

> sugestões de leituras para os encontros itinerante

> organização de banco de dados do GT

> divulgação de eventos

Boas Vindas

Boa tarde a todos é com enorme prazer que damos boas vindas ao leitores de nosso blog. A idéia surgiu na reunião de fundação do GTHRR no RS, para que possamos divulgar o trabalho do GT, assim como eventos, artigos, entre outros, relativos ao assunto.